A flauta doce é um instrumento muito antigo que se desenvolveu ao longo do tempo, se transformando no instrumento que hoje conhecemos.
A gaita, também chamada de harmônica ou gaita de boca, é um instrumento com as mesmas características de qualquer outro,
Instrumento de sopro, semelhante ao clarim, constituído por um cilindro metálico com um bocal numa extremidade e uma campânula cilíndrica na outra, dotado habitualmente de três pistões
A gaita, também chamada de harmônica ou gaita de boca, é um instrumento com as mesmas características de qualquer outro,
O que significa o instrumento bateria?
A bateria é um conjunto de tambores de diversos tamanhos e timbres e de pratos colocados de forma organizada para serem percutidos por um único músico, denominado baterista. O baterista normalmente toca usando um par de baquetas ou vassourinhas para percutir os instrumentos.
omo o próprio nome diz, o som é reproduzido apenas de forma acústica, através de três sons: caixa (nas laterais superiores), bumbo (na parte centro-frontal) e bordas (nas quinas e cantos); elétrico: o diferencial do cajón elétrico é a possibilidade do som ser reproduzido e captado por um amplificador.
O acordeão ou acordeon é um instrumento portátil que possui dois teclados – normalmente um semelhante ao do piano e outro constituído por botões – ligados por um fole.
piano é um instrumento de tecla que produz som ao tocar nas cordas com os martelos, caracterizado por sua ampla variedade e habilidade de tocar cordas livremente.
É um instrumento eletrônico que contém mecanismos para reproduzir sons de instrumentos musicais existentes. Possui formato retangular e o número de teclas bastante variável.
O violão é um termo derivado de uma palavra árabe, mas cujo antecedente mais remoto está no idioma grego. É um instrumento de cordas que tem uma placa de som, um mastro, com trastes e seis cordas que soam de ser rasgado com uma picareta ou com os dedos.
Já quando o instrumento for o violão erudito há um desenvolvimento considerável em leitura musical e divisão rítmica, isso porque pela forma na qual o violão erudito é executado as músicas são escritas e lidas em partituras.
A viola é menor que o violão e por isso tem um timbre agudo, quase metálico. Possui cinco pares de cordas, enquanto o violão tradicional possui seis.
O Ukulele é parecido com o cavaquinho, mas um pouquinho menor, com cordas de nylon (tripas de carneiro no original), de tamanho bem reduzido possui o som leve e tranquilo. O suficiente para você se apaixonar e querer aprender e sair tocando por aí.
O cavaquinho, braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga é um instrumento cordofone que soa por dedilhado, menor que a viola, de grande popularidade como acompanhador e mesmo solista nas orquestras do povo. Palavras-chave: Cavaquinho. Instrumento musical.
É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na guitarra acústica, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).
O contrabaixo é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos.
O violino é um instrumento musical de cordas, mais especificamente cordas friccionadas. É o mais pequeno e agudo dos instrumentos da sua família e é constituído por 4 cordas: sol, ré, lá e mi.
Ao contrário do violino e da viola, que são apoiados entre o queixo e o ombro do instrumentista, o violoncelo é apoiado entre as pernas de quem o toca. De grande extensão, tanto pode ser usado para fazer melodias em seu registro mais agudo, quanto para exercer a função de acompanhamento em seu registro mais grave.
As aulas de canto têm como principal objetivo formar cantores com plasticidade vocal, ou seja, capazes de entender seu instrumento e adaptá-lo segundo o estilo musical desejado.
A musicalização infantil é a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança.
Ritmos Brasileiros abordarão alguns dos tradicionais ritmos da cultura brasileira e suas características, dentre eles: Samba, Baião, Maracatu de Baque Virado, Xote. Venha batucar com a gente e sentir a energia contagiante dos tambores!
As aulas de dança têm como principal objetivo o aperfeiçoamento do todo. A primeira aula é também uma oportunidade para descobrir como é organizado um treino, além, de claro, ser a ocasião para você entrar em contato com seu professor e sentir se existe uma sintonia em relação às suas expectativas.
Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada.
A Arte Plástica é um ramo do conhecimento que se encarrega do estudo e do desenvolvimento das várias linguagens artísticas, como pintura, escultura e desenho, entre outras.
As artes marciais (marcial é relativo a militar) são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.
O curso de Artes Cênicas combina aulas teóricas, como História, Filosofia, Literatura e Ensino Teatral, com aulas práticas de Expressão Corporal, Técnica de Voz, Caracterização de Figurino e Caracterização de Maquiagem, Cenografia, Interpretação, entre outras.
As aulas de teatro não são para ensinar encenação ou passagens de texto. O curso envolve aulas de voz, por exemplo, importantes para auxiliar na articulação e projeção da voz. Aulas de preparação corporal, para incentivar a percepção do próprio corpo e sua expressão, como a relação com o espaço e o tempo-ritmo.
Além de desenvolver hábitos saudáveis nos pequenos, a cozinha experimental com crianças estimula uma série de competências e habilidades enriquecedoras de forma extremamente lúdica. Afinal, aprender sobre os números, as cores e os tamanhos fica bem mais divertido com a mão na massa.
O estudo de uma língua estrangeira faz parte dos currículos escolares de boa parte das crianças do mundo. Trata-se de uma disciplina fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e da bagagem cultural, cada vez mais relevante num mundo globalizado.
Por isso, de maneira simples, podemos entender que curso profissionalizante é aquele que prepara o aluno para o exercício de uma profissão. Por esse motivo, nesses cursos, a teoria está sempre atrelada à prática, sendo todas as matérias estudadas essenciais para o exercício da profissão após o fim do curso.